top of page

Fiscalização Ambiental será feita por Inteligência Artificial (IA).

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL CONTRA DESMATAMENTO

Em 2026 Fiscalização ambiental contra desmatamento será feita por IA


A inteligência artificial (IA) está se tornando uma aliada fundamental na fiscalização ambiental no Brasil, especialmente no combate ao desmatamento ilegal. Com o avanço do monitoramento via satélite, o sistema é capaz de identificar rapidamente pontos remotos de desmatamento de vegetação nativa. Ao detectar um polígono com desmatamento por meio de imagens de satélite, o Ibama pode acionar imediatamente um ato administrativo de responsabilização.


Essa abordagem inovadora elimina a necessidade de fiscais se deslocarem até o campo para aplicar multas ou embargos. Assim que uma área é identificada como objeto de sanção ambiental, instituições financeiras e cadeias de fornecimento agropecuário são informadas quase que automaticamente. Isso permite que essas entidades adotem mecanismos de controle para evitar a compra de produtos oriundos de áreas desmatadas ilegalmente.


Além disso, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) pretende expandir o uso da IA para prever as próximas áreas que correm risco de desmatamento. Com um mapeamento inteligente, os agentes poderão agir de forma proativa, impedindo a derrubada ilegal de árvores antes que aconteça. A visão do MMA é automatizar todo o processo de fiscalização, tornando a autuação de quem desmata ilegalmente ainda mais rápida e eficaz.


Essa integração entre tecnologia e fiscalização representa um marco significativo na luta contra a degradação ambiental no Brasil. Com a IA ao nosso lado, estamos mais preparados para proteger nossas florestas e garantir um futuro mais sustentável.

 
 
 

Comentários


bottom of page